Jovens Talentos para a Ciência abre seleção para alunos do Superior

Os coordenadores estão sendo cadastrados pelo diretor para poder ter acesso ao sistema da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) relativo ao Programa Jovens Talentos para a Ciência. Além da Capes, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) é quem está à frente do programa, voltado para os Institutos e as Universidades Federais.
Segundo Aleksandro Guedes de Lima, da Pró-reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (PRPIPG) do IFPB, podem se inscrever estudantes de qualquer curso superior, seja tecnológico, bacharelado ou licenciatura. Mas, conforme o documento da Capes, é preciso ser ingressante no curso superior nesse ano. A inscrição deve ser feita até 23 de março. Os inscritos farão uma prova de múltipla escolha, sobre conhecimentos gerais, no dia 29 de abril. “Todos os estudantes deverão vir para a Capital do estado para fazer a prova”, adiantou o professor Aleksandro.
As primeiras bolsas serão implantadas em agosto e terão duração de 12 meses. O valor é de R$ 360 e a previsão da Capes e do CNPq é que 6.000 bolsas serão implantadas esse ano, com investimento de R$ 30 milhões do Governo Federal. A nota da prova de seleção do teste pode ser utilizada para futuras classificações no Programa Ciência sem Fronteiras, intercâmbio internacional criado nesse ano.
Segundo Aleksandro, não é possível precisar quantas bolsas serão destinadas ao IFPB porque um dos critérios dos órgãos de fomento é que a quantidade seja proporcional ao número de inscritos. “Por isso, esperamos ter muitas inscrições para termos direito a mais bolsas para nossos alunos”, frisou o docente.
O presidente da Capes, Jorge Almeida Guimarães, destacou que o objetivo do Programa é inserir precocemente os estudantes no meio científico, com base na valorização que instituições estrangeiras concedem a seus alunos, o que foi verificado a partir das visitas por conta do Ciência sem Fronteiras.
Em suas declarações, o presidente do CNPq, Glaucius Oliva, ressalta que o estudante bolsista precisa desenvolver um padrão de excelência para continuar no Programa Jovens Talentos para a Ciência, se engajando em atividades de pesquisa, seminários, com desempenho acadêmico relevante nas notas do curso. Mais informações sobre o programa, nos sites www.capes.gov.br ou www.cnpq.br
Texto: Ana Carolina Abiahy – jornalista do IFPB (também com dados da Capes)
Imagem: Portal da Capes
Nenhum comentário:
Postar um comentário